Benefícios do Taekwondo

 

 

Benefícios do Taekwondo para Crianças e Adolescentes  

 

  A noção de desenvolvimento é entendida como crescimento ou progresso. Ou seja, a noção de que a criança vai evoluindo, e quando a observamos, percebemos nãoo seu crescimento físico mas também o crescimento social, afetivo e cognitivo. O desenvolvimento é um processo global e dinâmico que será totalmente conseguido se proporcionarmos às crianças condições e oportunidades adequadas, e respeitarmos o seu ritmo de crescimento.

 Através do nosso projeto de ensino de Taekwondo à crianças procuramos ajudá-las a desenvolver capacidades que lhes permitirão lidar, de forma mais simples e adequada, com as situações que têm de enfrentar no seu exigente dia a dia.

 Progressivamente, a prática desta modalidade irá torná-las crianças mais capazes, mais confiantes e mais autônomas.

  Para as crianças, o Taekwondo começa apenas por ser uma modalidade muito divertida, que lhes dá grande satisfação ao participar. Contudo, ao longo do seu desenvolvimento, a prática de Taekwondo promove nelas o gosto pela atividade física. E elas começam a colocar objetivos, treinando e dedicando-se para atingi-los.

  A criança, entre os 6 e os 9 anos, não consegue direcionar durante muito tempo a sua atenção para uma determinada atividade, evita assim os jogos mais complexos e procura atividades mais simples. Nesta idade elas não tem ainda a capacidade de coordenação bem desenvolvida, acabando por ter certos movimentos desajeitados. A criança tem um enorme gosto pelos jogos em equipe, mas procura construir uma certa autonomia, muitas vezes a partir da imitação, tanto dos adultos como de outros colegas mais capazes. É também nesta idade que as noções de tempo e de espaço se tornam cada vez mais claras. A curiosidade natural da criança faz com que esta procure respostas, privilegiando assim a interaçãoo só com os colegas mas também com o próprio meio que a rodeia.

  A prática de Taekwondo, tem em conta a exigência dos mais pequenos. Por exemplo, um treino é programado de modo a que a criança não se aborreça, aproveite o melhor de cada atividade, e esteja sempre cheia de expectativas e ansiosa pelas atividades seguintes. Procura-se desenvolver certas capacidades, nomeadamente através de circuitos com diversas etapas, incluindo atividades como equilíbrio na trave, exercícios com bolas, pinos e obstáculos para desenvolver a coordenação, a agilidade e a destreza, e algumas pequenas corridas para testar a velocidade e o tempo de reação. Ou mesmo através da própria vertente técnica da modalidade, em exercícios tão variados que vão desde o treino da precisão com pontapés em bolas de esponja, a seqüências de técnicas de pernas e braços que desenvolvem os movimentos técnicos e a memória. A criança vai sendo capaz de controlar os seus movimentos, tornando-se mais ágil e mais segura nas suas ações. Neste processo, a criança não só conta com a ajuda do instrutor, mas também com a ajuda dos seus colegas, nos quais vai aprender a confiar, procurando uma ajuda mútua no ultrapassar de cada novo obstáculo.

  Por norma, a criança entre os 10 e os 13 anos tem muita energia. O seu gosto pela ação e competição cresce à vista de todos. A prática de Taekwondo faz com que ela direcione a sua energia e a distribua pelas diversas atividades do seu dia. A criança torna-se mais madura, desenvolve novos interesses e procura novas experiências. A prática de Taekwondo também responde a essa necessidade de constante ação e competição, só que de uma forma saudável. Permite-lhes desenvolver a concentração através de exercícios técnicos mais avançados, e desenvolver também o respeito disciplina e interesse pelo adversário. O Taekwondo organiza a visão que a criança tem do lado mais competitivo da vida, através da compreensão da noção de regra e do próprio cumprimento das regras inerentes à modalidade. Nesta idade, percebe-se um notável progresso em certas capacidades, nomeadamente motoras e cognitivas, permitindo assim o começo de um novo tipo de trabalho no Taekwondo, tanto ao nível técnico como mental.


  A criança passa a apreciar mais o trabalho em grupo e o treino com os colegas contribui para o desenvolvimento do espírito de grupo. São implementados exercícios que trazem mais benefícios se a criança procurar trabalhar em conjunto com os colegas e aprender a conciliar esfoo.


 No treino de Taekwondo a criança aprende a lidar com as suas melhores qualidades mas também com aquelas características que não domina muito bem. Ela acaba por querer trabalhar essas qualidades menos desenvolvidas, tornando-se suficientemente confiante para estimular as capacidades que menos controla, encarando de forma mais natural a possibilidade de errar e voltar a tentar. Assim sendo, a prática de Taekwondo procura ajudar a formar a criança, tanto no aspecto físico como na construção da sua personalidade.

 

Benefícios do Taekwondo para Mulheres

 

  Muitas mulheres procuram a prática do Taekwondo como forma de manter o condicionamento físico e para desenvolver técnicas de defesa pessoal. Não existem contra-indicações para a prática. Todos os exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, condicionamento, movimentos, chutes e socos podem ser efetuados por ambos os sexos sem restrições. Durante os treinamentos as possibilidades de contusões e ferimentos são mínimas e mesmo para as mulheres que optam de participar em competições, existe todo um aparato de proteção que visa preservar a integridade das atletas.

  Não existe o risco de "masculinização", através do crescimento desproporcional dos músculos ou do emprego de extremada violência, pois o taekwondo desenvolve harmonicamente o corpo, priorizando inclusive a agilidade e flexibilidade em lugar da força bruta. Também não existe limite etário para a prática, pois o Taekwondo respeita os limites e possibilidades de todos os praticantes.

 

TTT 2017