O que significa Taekwondo?


Em sentido literal, Taekwondo significa a via do pé e da mão. Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo à letra: TAE significa saltar, voar ou esmagar como o pé; KWON significa bater ou destruir com a mão; e por fim DO significa caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si.

Em sentido mais colectivo, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e interceções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida imobilização do oponente.

O treino de Taekwondo exige do praticante um elevado respeito pelo instrutor assim como por todos os colegas dentro e fora do ginásio. Com a continuidade das aulas este respeito e esta maneira de estar na vida irá transmitir-se a todas as pessoas em seu redor.

Um dos objectivos do Taekwondo é eliminar a luta desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, na justiça, na moralidade e na fé, ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico.

Estamos, assim, perante uma modalidade de fortes princípios educacionais, o que só por si justifica que os jovens se dediquem à sua prática desde tenra idade. É, em suma, uma modalidade que potencia e sublima todas as nossas faculdades humanas.